Seminário Local Marabá

Seminário Local Marabá
Etapa Marabá: 21 a 23 de março. Veja sítio oficial clicando na imagem.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Na próxima semana, junto com Santa Inês/MA, tem a etapa Marabá/PA do Seminário Carajas 30 Anos!

Sob o tema "Carajás 30 Anos: desenvolvimento ou saque e destruição?", a população de idades de como Marabá, Parauapebas, Tucuruí, Ourilândia do Norte, Eldorado e Canãa dos Carajás, universidades e movimentos sociais da região debaterão a influência e os impactos dos trinta anos de implantação do Programa Grande Carajás na região na Etapa Local do "Seminário Carajás 30 Anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia oriental".

O Seminário Local de Marabá acontece de 21 a 23 de março, no Auditório do Campus I da Universidade Federal do Pará, na cidade de Marabá (o Campus da UFPA fica localizado próximo à Rodoviária da cidade), período próximo ao da Etapa Local de Santa Inês no Maranhão (o Seminário em Santa Inês acontece dias 21 e 22 de março, com as caravanas já chegando na cidade desde o dia 20).

Programação Prévia
Como na cidade maranhense, a Etapa de Marabá também terá programação prévia: desde o dia 20 acontece, já como programação do Seminário, acontece a reunião das equipes que coordenam o Seminário local. À tarde e à noite começam chegar as caravanas, que vêm sendo mobilizadas pelos movimentos sociais que atuam na região, como MST, Comissão Pastoral da Terra e Movimento dos Atingidos pela Mineração.

No dia 21, pela manhã e pela tarde, acontece, dentro da Etapa Local, o Seminário do Gaete (Grupo de Articulação para Erradicação do trabalho Escravo).

À noite desse dia acontece a abertura oficial, com a palestra "A atual dinâmica do capital e suas contradições", com o professor Aluízio Leal (UFPA).

No segundo dia oficial de seminário (dia 22), os Grupos de Trabalho reúnem-se pela manhã, sob os temas Questão do Trabalho, Questão Agrária, Questão Ambiental, Questão Urbana, Questão Indígena. Todos os temas estão voltados para a região de Carajás nos últimos trinta anos, segundo a programação do evento.

Durante a tarde, acontecem as oficinas: Resistências e Lutas Populares, Infraestrutura logística, Siderurgia e Carvoejamento, Gênero e Geração, Juventude.

Á noite do dia 22, a professora Edna Castro (UFPA) profere a palestra "Expansão da fronteira e megaprojetos de infraestrutura".

Na manhã do último dia de programação (dia 23 de março) serão apresentadas as sínteses das discussões ocorridas nas oficinas, bem como serão feitas as considerações e os encaminhamentos pelos presentes.

Á tarde, a programação cultural fecha mais esta etapa local do Seminário Internacional Carajás 30 Anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário